TALENTO É UM DOM QUE VOCÊ TEM

 

Conhecer quais são os nossos talentos é muito importante para a nossa vida e nossa carreira, pois são eles que vão direcionar nossas escolhas profissionais.

Muitas pessoas acham que não têm talento algum, mas isso não é verdade. Acontece que quando pensamos em talentos, pensamos em “dons artísticos”: talento para cantar, para pintar, desenhar ou mesmo dançar. Também podemos pensar nos “gênios”, como os da matemática, física, etc.

 

Os talentos revelam habilidades. Então, por ex., andar de bicicleta revela habilidade física – motora; arrumar o quarto, a casa, habilidade de organização; montar aparelhos de som, habilidade auditiva e também manual e eletrônica.

Mas não são só esses. Existem muitos talentos. Eu diria que são tão variados como o número de pessoas. Isso porque cada um de nós nasce com pelo menos um talento, ou seja, um dom, que temos que reconhecer e desenvolver. Eles são como nossas impressões digitais: eles nos identificam!

 

Vamos fazer um exercício: pense nas coisas que você tem facilidade de fazer.

Consegue pensar? Vamos a alguns exemplos: fazer uma pipa, jogar bolinha de gude, organizar seu material, preparar uma boa macarronada, saber combinar as cores de sua roupa, montar um carrinho de rolimã, gostar de cuidar de crianças, etc. Podemos enumerar muitas coisas.

Na maioria das vezes a gente não percebe os nossos talentos, pois nascemos com eles! E achamos que “é natural”, ou “fácil” fazer aquela determinada coisa. Mas, saiba que tudo aquilo que você acha fácil fazer, faz parte dos seus talentos.

 

Quando desenvolvemos os nossos talentos, o entusiasmo fica presente no nosso trabalho. E eu diria que esse é o diferencial para um indivíduo ser bem sucedido: reconhecer o seu talento e desenvolvê-lo com entusiasmo.

Tem gente que tem muitos talentos, entretanto não sabem o que fazer com eles. Acabam pulando de um para outro, e se perdem, sem desenvolver nada bem. Você deve conhecer gente que é assim: é bom em muitas coisas, mas não se fixa em nada. Logo enjoa do que faz, e quer fazer outra coisa. Com isso não fazem nada muito bem feito. E são eternos insatisfeitos. É que não basta se ter talentos, é preciso persistência, disciplina para desenvolvê-los, sem falar na coragem para enfrentar os obstáculos, que sempre aparecem. Não é porque um cara é bom de bola, que ele não precisa treinar. Muito ao contrário, para ser da Seleção e Campeão é preciso treinar muito!

 

Normalmente, as pessoas pensam em escolher suas carreiras profissionais, a partir do que existe de bom no mercado, e do que dá mais dinheiro. Porém, o caminho deveria ser o inverso. Como vimos é muito importante identificar nossas habilidades, pois a escolha profissional deve ser feita a partir das habilidades ou talentos, e das características pessoais.

Então procure dentro de você o que gosta de fazer, procure saber mais sobre suas habilidades, seus talentos. Depois, desenvolva-os, se tornando sempre melhor naquilo que faz, colocando aí seu entusiasmo. E verá que ao fazer isso, não é a profissão  que fará de você um sucesso, mas você dará sucesso à profissão que escolher!

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *